Notícias

Save The Date - 20 Setembro 2019 - Debate sobre Moedas Virtuais, Um Olhar Crí(p)tico

Caros Associados,

Recentemente, a ACI Internacional criou o Crypto Working Group (CWG) para o estudo do impacto das moedas virtuais (e suas variações) no mercado financeiro global.

Entre os objetivos deste CWG está a eventual criação de um código de conduta para os intervenientes nos mercados de transações destes ativos, que ainda se encontram em fase muito embrionária de reconhecimento e enquadramento regulatório.

No sentido de promover o debate sobre o estado atual destes ativos, a ACI Portugal irá organizar um Debate/Workshop sobre o tema na sede da nossa Associação em Lisboa, no próximo dia 20 de Setembro (sexta-feira) pelas 17:00 h.

Neste evento, teremos o prazer de contar com a presença de um painel de especialistas com vasto conhecimento destes temas. O nome dos especialistas será anunciado no início de Setembro e o painel será moderado por Rui Correia (ACI Portugal).

Finalmente, gostaríamos de referir que o evento deverá terminar pelas 18:30 h, após o qual iremos celebrar, uma vez mais, o Dia do Trader.

Tal como nos anos anteriores, será realizado para o efeito um Sunset Cocktail Party no, já internacionalmente famoso, Rooftop da nossa Sede. – Contamos com a vossa presença !

Saudações ACI.

Código Global para o Mercado Cambial

Caros Associados,

Gostaríamos de informar que já está disponível no site do Banco de Portugal a versão actualizada e em língua portuguesa do FX Global Code. Para o obter, queiram aceder ao link abaixo:

Código Global para o Mercado Cambial (Banco de Portugal)

O Código Global para o Mercado Cambial está também publicado na página do Global Foreign Exchange Committee, tal como o Relatório sobre a Adesão ao Código do Foreign Exchange Working Group. Ambos estão em versão portuguesa e disponíveis nos seguintes links:

Código Global para o Mercado Cambial (GFXC)

Relatório sobre a Aderência ao Código (GFXC)

A ACI Portugal congratula-se com esta iniciativa do Banco de Portugal que visa potenciar a promoção da adesão dos operadores dos mercados financeiros dos países de língua portuguesa a este conjunto de boas práticas.

Saudações ACI

Já estão disponíveis as fotografias da Assembleira Geral Extraordinária e Jantar de Natal, realizados no passado dia 13 de Dezembro de 2018 no Hotel Iberostar Lisboa.

Queiram, por favor, aceder a Galerias na barra de menus localizada no topo desta página.

Saudações ACI

Comunicado

Caros Associados,

É com profunda consternação que trazemos ao vosso conhecimento o falecimento do nosso associado e recém eleito membro da Direção, Luís Ferreira de Melo.

Associado desde 1987, o Luís sempre se demonstrou defensor do associativismo em geral e dos interesses da ACI Portugal em particular. Foi presença regular nos eventos da Associação e membro da Direção em 7 mandatos consecutivos, desde 1999 até agora. Muitos de nós trazem na lapela o PIN da Associação que ele próprio concebeu.

À família enlutada apresentamos as sentidas condolências. Quem privou com o Luís, pessoal ou profissionalmente, certamente guardará a sua imagem para sempre.

O corpo estará a partir das 16:00h de hoje (22 Jan 2019) na igreja de S. Sebastião, em Colares, e amanhã (23 Jan 2019) proceder-se-á à cremação no crematório de Rio de Mouro, em hora ainda a definir.

Descansa em paz, amigo Luís.

Na passada quinta-feira, dia 13 de Dezembro, a ACI Portugal reuniu-se no Hotel Iberostar Lisboa onde teve lugar a Assembleia Geral que elegeu, por unanimidade, a nova Direcção da Associação para o triénio de 2019-2021.

Numa perspectiva de continuidade, a Direcção da Associação eleita continua a ser liderada por José António Pereira da Silva e inclui ainda os seguintes membros: Rui Correia, Paulo Henriques, Eduardo Martinho, Luís Ferreira de Melo, João Brito e Miguel Brazão.

Aos associados, a nova Direcção da ACI Portugal transmitiu que pretende continuar a trabalhar afincadamente no projecto iniciado em 2016 e agradeceu aos presentes o voto de estabilidade e confiança.

Após conclusão da Assembleia Geral, os membros da ACI Portugal desfrutaram do Cocktail e Jantar de Natal. Durante o evento, Suzana Ramalho foi referenciada por ter obtido a melhor pontuação a nível mundial no ACI Online FX Global Code Exam. Obrigado Suzana pelo incrível esforço e resultado, feito que muito orgulha a ACI Portugal.

Em breve publicaremos as fotos do evento.

Um Feliz Ano Novo para todos !

No passado dia 11 de Outubro, realizou-se a já habitual celebração do Dia do Trader na Sede da ACI Portugal.

Mais uma vez, os nossos associados juntaram-se para importantes momentos de confraternização que são essenciais para a manutenção dos valores da ACI Portugal.

Nesta edição, contamos também com a presença dos Toastmasters, que abrilhantaram o evento com a demonstração de uma das suas sessões típicas.

A ACI Portugal agradece aos associados e aos Toastmasters pela presença e pelo excelente convívio.

Saudações ACI 

O Mundial na ACI Portugal

Caros associados

A ACI Portugal congratula-se com a presença da Seleção Nacional de Futebol na próxima edição do Campeonato do Mundo a realizar na Rússia.

Tal como aconteceu no Campeonato Europeu de 2016, a ACI Portugal convida todos os associados a confraternizarem assistindo aos jogos da fase de grupos na nossa sede, tendo ainda como motivação extra uma sessão especial de coaching desportivo que antecede o primeiro jogo contra a Espanha.

Guardem as datas:
- Sexta 15 de Junho, sessão especial a partir das 17h30, jogo com Espanha a partir das 19h
- Quarta 20 de Junho, abertura da sede às 12h, jogo com Marrocos a partir das 13h
- Segunda 25 de Junho, abertura da sede às 18h, jogo com Irão a partir das 19h

Tragam as vossas bandeiras e cachecóis, bebidas e aperitivos por conta da ACI.

Força Portugal !

Saudações ACI

Jantar Anual dos Operadores dos Mercados

Caros associados

Na quinta-feira 25 de Janeiro de 2018 realizou-se o já tradicional jantar anual dos operadores dos mercados que contou com a estimável presença dos nossos associados.

Em mais uma noite de salutar convívio, foi com orgulho que se realizou a entrega dos Cartões de Associado (cuja réplica aqui se reproduz), que a Direção espera tenha sido do agrado dos nossos associados.

Saudações ACI

Nova iniciativa da ACI Portugal

Dado o ativo envolvimento da ACI Financial Markets Association (ACIFMA) na elaboração do FX Global Code, publicado pelo Bank of International Settlements (BIS) em Maio de 2017, a ACI Portugal tem desenvolvido esforços que visam promover a adesão dos operadores dos mercados financeiros a este conjunto de boas práticas (que inclui alguns princípios que se aplicam para outros mercados para além do cambial).

 

Nesse sentido, à semelhança do que já está implementado para o ACI Diploma e ACI Dealing Certificate, a ACI Portugal decidiu promover a seguinte iniciativa: os associados que pretendam realizar o exame internacional de certificação da ACIFMA (ACI FX Global Code Certificate) serão reembolsados do custo total do exame (250 EUR) caso obtenham aprovação no mesmo (mínimo de 70%).

Esta iniciativa é também válida para os atuais não associados, mas neste caso os interessados terão de se inscrever como associados da ACI Portugal e manterem-se nessa situação por um prazo mínimo de 3 anos.

Para complementar esta iniciativa, gostaríamos ainda de anunciar que a ACI Portugal e o Instituto de Formação Bancária (IFB) assinaram recentemente um acordo que permitirá a realização de todos os exames da ACIFMA nas instalações do IFB em Lisboa. A Direção da ACI Portugal agradece a confiança, disponibilidade e apoio demonstradas pelo IFB, uma instituição de referência no mundo financeiro em Portugal.

Aproveitamos também para dar nota que o Banco de Portugal, em conjunto com outros 14 bancos do SEBC, divulgou no passado dia 29 de Novembro a sua Declaração de Compromisso para com o FX Global Code. Podem aceder a esta página para ver a comunicação do Banco de Portugal.

Para mais detalhes sobre o ACI FX Global Code Certificate, queiram por favor aceder a esta página da ACIFMA.

Para outras informações sobre esta iniciativa ou sobre os exames da ACIFMA, por favor contactar a ACI Portugal através do email geral@aci-portugal.com

Saudações ACI

30 Anos do Primeiro Fixing Presencial

Caros Associados

Hoje, 1 de Outubro, cumpre-se o aniversário do primeiro fixing presencial para o mercado cambial. Esta sessão realizou-se nas instalações do Banco de Portugal na Rua do Crucifixo.

Como podem ver, a notícia foi devidamente publicada no dia seguinte, sendo reconhecidos na fotografia os seguintes "dealers" (e suas respetivas instituições):

- Célia Pimentel (BNU)

- Fernando Abrantes (Citibank)

- Joaquim Pires (BPA)

- Jorge Soledade (Totta)

- Paulo Frade (BPSM)

- Paulo Lima (BESCL)

Saudações especiais aos associados que estiveram presentes neste evento muito importante para o mercado financeiro português.

"Once a dealer, always a dealer"

Save the date ! 21 Setembro 2017 na Sede da ACI (Debate e Dia do Trader) !

Caros Associados,

Como sabem, a ACI Internacional participou ativamente na elaboração do FX Global Code publicado pelo BIS no passado dia 25 de Maio.

Para podermos falar sobre este Código e as normas de conduta nos mercados financeiros, a ACI Portugal vai organizar um Debate a realizar na Sede da nossa Associação em Lisboa, no próximo dia 21 de Setembro (quinta-feira) pelas 17h.

Neste evento, teremos o prazer de contar com a presença de um painel de especialistas com vasto conhecimento destes temas:

- Sofia Nascimento Rodrigues (Membro da Direção da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros)

- David Duarte (Docente Convidado da Nova IMS e Responsável pela Sala de Mercados do IGCP)

- José Amado Martins (Diretor Adjunto do Departamento Financeiro, Mercados e Estudos do Novo Banco)

- Pedro Lara (Compliance Officer da Intermoney Valores)

O painel será moderado por Rui Correia (ACI Portugal).

 

Finalmente, gostaríamos de referir que este evento deverá terminar pelas 18h30, após o qual celebraremos, uma vez mais, o Dia do Trader na nossa Sede.

Tal como em 2016, vamos realizar um Sunset Cocktail Party no Rooftop da nossa  Associação – contamos com a vossa presença !

Saudações ACI

ACI Code App

Caros Associados

Está disponível o download do ACI Code App para acesso direto ao FX Global Code nos vossos telemóveis.

Download on the App Store

Get it on Google Play

Para mais notícias:

ACI & Global Code of Conduct

Saudações ACI 

Caros Associados

No ficheiro e no link em anexo, poderão encontrar a Declaração Final elaborada pelo nosso Chairman, Bruno Langfritz, após a conclusão dos trabalhos do Conselho da ACIFMA realizados em Dublin nos passados dias 10 e 11 de Maio de 2017.

Agradecemos a vossa atenção.

Saudações ACI

Declaração Final - Dublin 10-11 Maio 2017

Declaração Final - Dublin 10-11 Maio 2017

FX Global Code

Caros Associados,

Como sabem, a publicação oficial do FX Global Code está iminente.

Nesse sentido, anexamos link para o press release da ACI Financial Markets Association sobre o FX Global Code.

Press Release ACI FMA

Foi publicado esta manhã na página da ACI e nos diversos canais da ACI no LinkedIn.

ACI FINANCIAL MARKETS ASSOCIATION SUPPORTS GLOBAL CODE OF CONDUCT

ACI SERVICES HELP MARKETS ADHERE TO NEW CODE PRINCIPLES

 

Vejam também o press release do Sistema Europeu de Bancos Centrais sobre o mesmo tema.

Press Release SEBC

Este é um tema muito importante para a ACI e para os seus Associados.

Agradecemos a sua divulgação.

Saudações ACI.

Convidamos à leitura da mais recente publicação, com destaque para os seguintes conteúdos:

- Código de Conduta Global para o Mercado Cambial (Global Code)

- Alterações nos exames: o Model Code Certificate será substituído pelo Global Code Certificate

- Grupos de Trabalho da ACIFMA

- Eventos, já com referência à realização do Conselho da ACIFMA em Lisboa nos dias 25 a 27 de Outubro de 2017

Newsletter da ACIFMA - Março 2017

Caros Associados

 

Como sabem, a ACI – The Financial Markets Association (ACIFMA) é membro integrante do grupo de trabalho que coordena a elaboração do Código de Conduta Global para o Mercado Cambial (FX Global Code), com publicação agendada para 26 de Maio de 2017.

Este projeto, que conta com envolvimento de vários intervenientes globais (buy side, sell side, entidades reguladoras e intermediários), marca um período de colaboração conjunta sem precedentes, com o objetivo de garantir que a comercialização de produtos e serviços financeiros seja efetuada num ambiente ético e profissional mais robusto e adequado.

Nesse sentido, como também é do vosso conhecimento, registamos com muito agrado a solicitação do Banco de Portugal para divulgarmos este projeto de Código junto dos nossos Associados e procedermos à recolha das intenções de adesão ao mesmo.

 

A ACIFMA avança em força neste projeto, tendo anunciado que irá solicitar a todas as ACI nacionais que se comprometam com o FX Global Code, e que encorajem todos os seus membros a se envolverem nas diversas oportunidades que serão apresentadas para permitir acesso e prova de aderência a este Código.

 

Adicionalmente, no sentido de reforçar este assunto e após a publicação do FX Global Code, a ACIFMA irá também:

- Lançar uma aplicação grátis com acesso a este Código

- Atualizar o portal ELAC, permitindo assim que a educação contínua e a aplicação de conhecimentos sejam efetuadas de acordo com este Código

- Substituir a sua certificação de conduta (Model Code Certificate) por uma nova certificação de conduta ajustada a este Código (Global Code Certificate)

 

Aproveitamos para indicar duas notícias a este respeito, veiculadas hoje pelo site da ACIFMA:

- ACI mandates members to commit to GCC (FX Week)

FX Week

- ACI Commits Members to FX Global Code (Profit & Loss)

Profit & Loss

 

Contamos com o vosso apoio neste importante projeto.

Saudações ACI

56º Congresso Mundial da ACI - The Financial Markets Association

Datas: 11 a 13 de Maio 2017

Local: Dublin, Irlanda

 

Para mais informações, consultem por favor o site do evento:

ACI Dublin 2017

Trader's Day

Agradecimento.

O Corpo Diretivo da Forex ACI Portugal agradece a participação dos nossos Associados e de todos aqueles que nos privilegiaram com a sua presença na primeira edição do Dia do Trader, no passado dia 22 de setembro.

O evento, que decorreu na Sede da nossa Associação e contou com a presença de um número significativo de participantes, teve como objetivo promover o convívio entre associados e outros convidados, e pretende-se que venha a ser realizado anualmente na 3.ª terça-feira do mês de setembro.

Deixamos também um agradecimento especial para Bruno Langfritz – Presidente da ACI/FMA Europe, que muito nos honrou com a sua presença.

O tempo colaborou em criar as condições para que se disfrutassem momentos muito agradáveis, como as fotos demonstram.

O sucesso do evento encoraja o Corpo Diretivo a prosseguir o seu esforço em manter a Forex ACI Portugal uma associação dinâmica e participativa, objetivo que só é possível atingir com a colaboração de todos os Associados.

Fotos do evento

Notícia no site da ACI Internacional

Saudações ACI

A ACI - The Financial Markets Association (ACI FMA) tem um novo site na Internet, mais moderno, eficiente e interactivo.

Como sabem, a Associação continua a dedicar especial atenção ao seu valor global para estes temas:
- A ACI FMA é líder mundial da conduta ética nos mercados financeiros
- A ACI FMA é uma fonte educativa de alta qualidade para as melhores práticas de mercado, oferecendo certificações de operadores e educação complementar
- A ACI FMA tem ao seu dispor uma das mais amplas redes de comunicação para operadores dos mercados financeiros

Vejam por favor o nosso website em www.acifma.com

Novos conteúdos serão adicionados continuamente.

Temos orgulho em pertencer à ACI - The Financial Markets Association.

Saudações ACI

Caros associados,

Relativamente a este tema, convidamos a lerem o testemunho do nosso associado Steven Santos no ficheiro neste link.

Como sabem, uma das bandeiras desta Direção da Forex ACI Portugal tem sido, ao longo do seu mandato, o processo de Certificação dos Operadores dos Mercados, no âmbito do Pelouro da Educação.

Continuamos a encetar os contactos necessários no sentido de levar a bom porto esta importante iniciativa. Vários cenários tem sido contemplados e em diversos momentos em que tivemos que avaliar a melhor solução, tendo em conta a atual conjuntura financeira e a qualidade que queremos imprimir ao processo.

A que conclusão chegamos?

A melhor forma de proporcionar aos nossos associados um certificado profissional reconhecido internacionalmente, seria através do patrocínio do ACI Dealing Certificate e do ACI Diploma.

O ACI Dealing Certificate e o ACI Diploma podem ser obtidos através de um exame de carater internacional, realizado em língua inglesa, que confere aos seus detentores, o reconhecimento de capacidades fundamentais à atuação nos mercados financeiros, nomeadamente através da certificação de conhecimentos matemáticos básicos no âmbito da negociação de produtos financeiros simples e complexos.

O custo destes exames é de 250 euros e 350 euros + IVA e são realizados em Portugal nas instalações do Instituto de Formação Bancária em Lisboa.

Para os associados com a sua situação regularizada que queiram responder a este desafio da Forex ACI Portugal e completem com sucesso e aprovação o ACI Dealing Certificate e/ou o ACI Diploma, a associação assume o custo total dos exames, devolvendo na íntegra o pagamento efetuado. Alerta-se, no entanto, que caso a aprovação nos referidos exames não seja conseguida, o custo terá que ser assumido pelo Associado.

Com esta iniciativa propomo-nos contribuir para o enriquecimento da nossa classe profissional em Portugal. Procure todas as informações no site http://www.aci-portugal.com e contacte-nos para o e-mail geral@aci-portugal.com.

O material de estudo para o exame está disponível online no site da ACI Internacional.

Esperamos por si. A valorização profissional acrescenta valor.

Saudações ACI.

O Banco Central Europeu alterou a estrutura das taxas de câmbio de referência, para fazer face às crescentes preocupações sobre o aumento do trading cambial na altura em que os câmbios do BCE são fixados e para fazer face a eventuais manipulações na fixação dos câmbios de referência.

A principal alteração está relacionada com o atraso na publicação dos câmbios de referência do Euro. Actualmente, os câmbios são conhecidos ao redor das 14:30 CET (13:30 de Lisboa), sendo que a partir de 1 de Julho de 2016 essa publicação apenas será conhecida pelas 16:00 CET (15:00 de Lisboa).

A metodologia de cálculo não sofrerá alterações, mantendo-se as 14:15 CET (13:15 de Lisboa) como o timing para determinação dos câmbios de referência.

Para mais informações, por favor acedam a este link para o site do BCE e ao este ficheiro.