Educação

Um dos principais pilares da ACI Portugal é a valorização profissional dos operadores dos mercados financeiros, e o mandato desta Direcção versará três grandes áreas de intervenção:

  • Formação deontológica e técnica
  • Certificação profissional
  • Formação on-the-job.

Nesse sentido, foi constituído um Grupo de Trabalho que apresentou à Direcção um plano de formação e certificação dos profissionais do sector. A formação será feita em parceria com uma Universidade com o desenvolvimento de programas de formação específicos.

O processo será desenvolvido em duas fases distintas:

  • A primeira em que a certificação passa a ser obrigatória para todos os membros da ACI Portugal
  • A segunda com o desenvolvimento de um processo recorrente de formação e posterior Certificação Local e Certificação Internacional.

A formação e posterior certificação dos membros tem como principal objectivo contribuir para melhorar o nível de preparação de todos os técnicos de mercados financeiros.



Alterações nos Exames da ACI

A ACI - The Financial Markets Association efectuou algumas alterações nos seus exames.

Em anexo, encontram alguns ficheiros com toda a informação sobre essas alterações.

A informação encontra-se igualmente disponível no website www.aciforex.org

ACI Exams update

ACI Operations Certificate

ACI Operations Certificate - Sample Questions



Artigo do FX Week sobre o Código de Conduta da ACI

Ler artigo



Seminário da APIFD sobre a regulação financeira actual (com o apoio da ACI Portugal)

A APIFD (Associação Portuguesa de Instrumentos Financeiros Derivados) organizou no dia 23 de Fevereiro de 2011 um seminário sobre a regulação financeira actual.

Este evento, que contou com o apoio institucional da ACI Portugal, teve como objectivo a apresentação do "Contrato Quadro para Instrumentos Financeiros Derivados - OTC" (CQIFD-OTC), elaborado por um grupo de especialistas em instrumentos financeiros derivados (da Abreu Advogados, de diversas instituições financeiras presentes em Portugal, além de docentes de diversas Universidades de renome).

Os cerca de 50 participantes (como o Dr. José Martins, da nossa Direcção, e muitos outros Associados da ACI Portugal) assistiram à intervenção de diversos oradores nacionais bem como às intervenções do European Policy Director do ISDA (Roger Cogan) e do responsável legal da VÖB-Service GmbH (Holger Heuschen).

Para mais pormenores sobre o CQIFD-OTC, queiram por favor consultar o website da APIFD

Se desejarem algum esclarecimento adicional, queiram por favor enviar um mail para o endereço geral da ACI Portugal geral@aci-portugal.com

Parabéns à APIFD por esta iniciativa!